Wednesday, March 12, 2008

 


Comments:
De um modo ou de outro o simbolismo da Árvore está presente em todas as culturas. Seus ramos alcançam o céu, e suas raízes, arraigadas profundamente na terra, habita em três mundos - e é uma ligação entre o céu, a terra, e o submundo (mais conhecido como inferno), unindo o de cima e o de baixo.
Na mitologia judaica ("emprestada" pelo cristianismo), há duas árvores no jardim do Eden, uma do "conhecimento do bem e do mal" e outra, a Árvore da Vida, "que situa no centro do jardim", isto é, tem ambas as propriedades, terrestres celestiais. Na mitologia nórdica, a árvore da vida é representada por Ygdrasil, a qual tem suas raízes no subterrâneo, enquanto seu ramos comporta a moradia dos deuses. Os egípcios tinham o seu sicômoro sagrado, que se situava no portal da vida e da morte, conectando os dois mundos.E os maias tinham a sua Yaxche, cujos ramos eram o suporte dos céus.
A árvore foi escolhida em diversas culturas para representar o simbolismo oculto por uma razão muito simples: muitas árvores assumem a aparência de morte no inverno, perdendo suas folhas e depois novos ramos brotam com o retorno da primavera. Quando cortada em pouco tempo em seu tronco nascem novos brotos e ramos. Fica evidente sua escolha em função da necessidade de representar o processo reencarnatório, que é a base do ocultismo, a grande verdade, e por isso tão rejeitada pela religião ortodoxa.
Em português a palavra árvore deriva do latim, arboris, cuja raiz ARB é a mesma de ARBítrio [ARB - I - TRIO: Pai, Filho, Espírito Santo] + ORIS, o Tempo.
Em outra forma, a Árvore invertida, representa crescimento espiritual, como também o sistema nervoso humano. Esta árvore, com suas raízes no céu e seus ramos crescendo para baixo.
Finalmente, a grande maioria das árvores é verde, a cor símbolo da esperança. A esperança que cada um de nós tem de um dia descobrir o segredo de quem somos, de onde viemos, o que estamos fazendo aqui, e para onde voltaremos.


Uma curiosidade é que ARB podemos fazer uma anagrama para o hebraico BAR (filho)Escrita em português, ÁRVORE = 26, o mesmo número do nome de Deus, YHVH = 26. É formada por ÁR = 7 + V = 5 + ORE = 14 (arcano, A Temperança: e assim Pai, Filho, Espírito Santo - Espírito, Mente e Inação-harmonia).


As coisas que eu te ensino! :p
 
E a ortodoxia académica em Coimbra não te ensinou nada?

Aonde estão as referências bibliograficas e as notas de rodapé hum?

;-)
 
Post a Comment



<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?